A superioridade da Nova Aliança

A superioridade da Nova Aliança

Hebreus: 7. 22. Jesus transformou-se, por essa razão, na garantia de uma aliança superior.

Quão grande e poderosa são essas palavras, elas não somente revelam a grandeza do nosso Deus, mas sobre maneira revelam seus grandes feitos.

Quando falamos de uma aliança de Deus com o homem isto implica sua grande misericórdia e seu eterno amor, saber que o Deus do universo após ver a sua criação caída e andando totalmente contrário as suas maravilhosas vontades, decide em si mesmo fazer uma aliança com o seu povo e essa aliança consistiu o resgate de todo aquele que estava morto em seus delitos e pecados. Não é isso grandioso? Como nossa mente poderá sondar tal grandeza? O Deus que visitou as nossas iniquidades e as lavou com o seu próprio sangue, um Deus que decidiu justificar o homem através da morte do seu único filho! Oh!! Quão maravilhoso é ter esse amparo, quão maravilhoso é poder estar em seus braços poderosos e ainda mais sabendo que ele mesmo é quem nos trouxe para seus braços.

Se você neste momento procura por amparo, por segurança, consolo; hoje através deste post quero lhe apresentar a maior segurança!

Muito mais segura do que milhões de guardas a volta da sua casa, nela não existe brecha e nem falha e o Guarda de Sião nunca dorme. Que este post seja usado por Deus para consolo e descanso para toda alma que se encontra em desespero e que seja refúgio para aqueles que ainda não encontraram local seguro.

O nosso texto diz: Jesus transformou-se, por essa razão, na garantia de uma aliança superior.

A nova aliança de Deus com o seu povo por intermédio de Cristo Jesus é superior a antiga aliança, ou seja muito maior do que a aliança feita anteriormente, o que nos faz pensar um pouco a respeito do porque ela é maior sendo que o Deus sempre foi o mesmo. Pode ser que alguém pergunte, se foi feita uma aliança o porque de Deus ter feito uma outra superior a anterior?.

Na antiga aliança podemos ver que o próprio Deus viu algumas falhas, não falhas da parte de Deus, pois Ele sempre foi fiel a sua aliança. Podemos ver isso muito bem quando o povo Hebreu é liberto do Egito.Quando eles caminhavam no deserto vemos que as sandálias dos seus pés cresciam juntamente com eles e as suas roupas nunca envelheciam, vemos que no intenso calor do dia uma nuvem os cobria, e nas noites frias uma coluna de fogo os aquecia e os guiavam. Vemos em tudo a fidelidade de Deus para com o seu povo e com a aliança feito com eles, mas em pouco tempo ela fora quebrada por intermédio do homem que encontrou grande dificuldade em obedece-la, pois em pouco tempo o povo fez um bezerro de ouro e o adorou.

A antiga aliança se consistia em obediência, se o povo obedecesse ele era abençoado e as bençãos de Deus corriam ao seu encontro da mesma maneira se desobedecessem eles eram amaldiçoados.
Muitos dos que estavam debaixo dessa aliança não conseguiram permanecer sobre seus pés e nem ao menos sustentar o seu caminho.

Vendo o Senhor a desobediência do seu povo disse: no dia da minha visitação visitarei os vossos pecados. O próprio Deus veio e visitou o pecado do seu povo através do seu Filho Jesus e em tudo como prometido fez uma nova aliança, fez um novo pacto com o seu povo como diz em:

Jeremias: 32. 40. Farei com eles uma Aliança eterna: não deixarei de abençoá-los com tudo de bom e colocarei o meu temor no íntimo do seu ser, para que nunca mais se afastem da minha pessoa.

Sim meu querido a nova Aliança é superior a antiga aliança pois ela traz em si para todo verdadeiro Cristão uma segurança, ela nos assegura de tudo aquilo que foi prometido. Podemos ver alguns pontos que nos mostram a superioridade da Nova Aliança.

Primeiro ela é superior porque ela é Eterna

Farei com eles uma Aliança eterna.

Quando falamos de algo eterno estamos dizendo que dura para sempre, da mesma forma falamos dessa aliança, pois ela é eterna e de maneira alguma ela pode ser quebrada, não existe um tempo determinado para essa Aliança mas o próprio Deus disse: Farei com eles uma Aliança eterna. Diferente da antiga que durou um curto período e logo foi quebrada pela desobediência, essa é muito superior pois ela não pode ser quebrada, ela te assegura por tempo indeterminado, sendo assim todos aqueles que colocaram a sua plena confiança em Cristo Jesus pela qual a Nova Aliança foi feita podem deleitar, podem descansar, como disse o Senhor: eis que estarei convosco até a consumação dos Séculos. Até mesmo quando tudo for consumado, mesmo quando não houver mais tempo determinado, Ele estará com nós, pois a aliança que Deus fez com o seu povo ela é eterna.

Segundo que a Aliança foi feita por intermédio de Jesus Cristo

Nenhum homem foi capaz de obedecer a Deus 100%, mas na grande maioria das vezes eles o desobedecem. Desde o início, Deus queria do homem uma obediência plena e vemos que Adão o primeiro homem e não a conseguiu cumprir, desobedecendo a Deus e quebrando a Aliança que Deus tinha com ele.

A partir daí podemos ver que o homem nunca foi capaz de obedecer a Deus da forma desejada por nosso Senhor.
Jesus Cristo foi o único que cumpriu toda a lei, Ele disse:

Mateus: 5. 17. Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir.

Jesus nunca sequer conheceu a iniquidade nem ao menos foi manchado com a poeira do pecado, em tudo Ele foi santo e perfeito, nele não se achava falha alguma.

Jesus só de imaginar separado de seu Pai, isso o fez suar sangue, Ele não podia nem sequer pensar em estar longe de seu Pai, mas em tudo estava sujeito a Perfeita vontade de Deus Pai. Dessa forma Ele se entregou em sacrifício por nós, como escreveu Paulo na sua carta aos Gálatas:

3. 13. Foi Cristo quem nos redimiu da maldição da Lei quando, a si próprio se tornou maldição em nosso lugar, pois como está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Em sua alma ele sentiu toda a dor da condenação, todo peso dos nossos pecados estavam sobre Ele e então separado do Pai sofreu toda a sua ira. Eu te pergunto:

Se a nova aliança é feita por intermédio de Cristo Jesus, como pode ser falha? Como pode ser se aquele a qual sofreu toda a pena para que ela se cumprisse foi perfeito?

Se por intermédio de Jesus foi feita a nova aliança logo entendemos que ela é perfeita e segura para todo aquele que abandona seus pecados e coloca sua plena confiança Nele.

João: 6. 37. Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei.

Em terceiro e ultimo lugar – A nova Aliança é superior pois está gravada em nossos corações.

Jeremias: 32. 40b. e colocarei o meu temor no íntimo do seu ser, para que nunca mais se afastem da minha pessoa.

Deus visitou a iniquidade do seu povo através do seu filho Jesus sarando as feridas, curando as enfermidades, trazendo de volta toda ovelha perdida, como escreveu o profeta Isaías: 53. 6.

Em verdade todos nós, tal como ovelhas perdidas, andamos errantes; cada ser humano tomou o seu próprio caminho; e Yahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

Diferente da antiga, essa aliança não foi escrita em tábuas de pedra, mas fora gravada em nossos corações sendo que todo Cristão verdadeiro tem total satisfação na Lei do Senhor, como diz o salmista Salmos: 1. 2.

Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite!

Jamais pregamos que a pessoa que anda no pecado será salva, em tudo acreditamos no tamanho poder que há no Sangue de Jesus que nos selou nessa nova aliança sendo que o seu Espírito nos sustenta no caminho da Santidade e Jamais nos deixa perder no meio do caminho.

Dessa forma o verdadeiro Cristão pode gozar de todas as maravilhas do Senhor e deleitar-se em seus perfeitos mandamentos. Como diz um dito antigo:

“Compre uma passagem que chegue até o ponto final”.

Pois se o seu objetivo é chegar até o ponto final e se tal passagem não garante chegar lá não compensa.
Já a Nova Aliança em Cristo Jesus nos dará segurança até o dia em que viveremos para sempre e para a sua glória.

Meu querido se de fato você entendeu essa mensagem e em seu coração você deseja essa segurança através da nova Aliança feita em Cristo Jesus, se dentro de si sua alma clama pela salvação e você reconhece o quão pecador é e precisa de Cristo, eu te convido a colocar toda sua confiança em Jesus e Ele te assegurará no caminho da Salvação. Amém!!!

— Por Diego Martins