Super Heróis – Parte 3

Super Heróis – Parte 3

Hoje falarei um pouco sobre o SuperMan, mas lembrem-se o maior herói de todos deixei para o final. Leiam, comentem, compartilhem e aguardem o último post sobre o maior dos maiores, o herói dos heróis! Quem será? Até lá aproveitam a história de mais este herói.

Em 18 de abril de 1938 (data aproximada), chegava às bancas dos EUA a primeira edição de Action Comics. Na capa, um homem com roupa de fortão de circo erguia um carro com os braços enquanto homens com cara de desespero saíam correndo. Foi a estreia de Superman, o Homem de Aço.

Apesar de dizer “junho, 1938” na capa, sabe-se que as revistas nos EUA saem meses antes do que a capa diz (para parecerem novas se a distribuição falhar). Em um depoimento em tribunal de 1939, o gerente da DC Jack Liebowitz declarou que a edição havia saído em 18 de abril. Para os fãs mais devotos, é a data que vale.

A ideia do personagem, porém, já estava anotada pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster há pelo menos cinco anos – o nome chegou a ser utilizado num conto escrito pelo primeiro e ilustrado pelo segundo. Depois de tentar várias editoras – que não topavam o inverossímil personagem com superpoderes -, Siegel e Shuster, aos 23 anos, venderam sua criação para a DC a 10 dólares por página, quantia que até hoje mobiliza a discussão nos tribunais.

Action Comics #1 vendeu mais de 100 mil exemplares na estreia e lançou o gênero dos super-heróis nos quadrinhos dos EUA – o gênero dominante até hoje. Custava 10 cents. Os raros exemplares da edição são comercializados atualmente por até US$ 2 milhões.

O personagem foi criado em meio à Grande Depressão, sendo o primeiro super-herói e dando início à Era de Ouro dos quadrinhos. Siegel e Shuster moldaram o Homem de Aço como um campeão da verdade e da justiça a partir de ideias – e mitos – já existentes em diversas civilizações.

Ao longo dos anos, publicado pela DC Comics, o Superman ganhou uma mitologia vasta, com elementos como o planeta Krypton, a Supergirl, Krypto (o Supercão), a Legião dos Super-Heróis e muitos outros personagens e cenários que lhe adicionaram dimensões emocionais e conflitos pessoais, tornando-o um dos maiores ícones da cultura pop no planeta.

A Origem de Superman

Entre as várias versões existentes da origem do Superman, a constante é sua origem em Krypton, um planeta condenado. Sem opção, o cientista Jor El envia seu único filho, Kal El, à Terra, momentos antes da explosão do planeta. Depois de uma longa viagem, o bebê kryptoniano cai com seu foguete em um campo no Kansas, onde é descoberto pelo casal Jonathan Martha Kent. No nosso planeta, banhado pela luz amarela do Sol, o jovem, rebatizado por seus pais adotivos como Clark Kent, desenvolve superpoderes como a capacidade de voar, invulnerabilidade, visão de calor, superforça e outras habilidades espetaculares.

Clark adota a Terra como seu lar e passa a defendê-la de ameaças locais e de todo o universo, contando sempre com a ajuda de amigos como Lois Lane, Perry White, Lana Lang e Jimmy Olsen e aliados heróicos como Bruce Wayne (Batman), Diana (Mulher-Maravilha) e Hal Jordan (Lanterna Verde), com quem integra a Liga da Justiça. Conheça alguns quadrinhos de destaque:

  1. A Morte do Super-Homem
  2. Superman nos quadrinhos pós-Crise nas Infinitas Terras
  3. Superman nos quadrinhos pré-Crise nas Infinitas Terras
  4. Superman: Identidade secreta
  5. Superman: Pelo Amanhã
  6. Grandes Astros: Superman
  7. Superman – Earth One

Superman na TV e no cinema

Desde seu lançamento nos quadrinhos, o Superman foi alvo de enorme interesse do público – o que o levou às mais diversas mídias, como as séries de televisão, os videogames, a literatura e o cinema. Conheça abaixo algumas das principais produções:

  1. As Aventuras do Super-Homem: O seriado clássico de 1950
  2. Superman – O Filme (1978)
  3. Superman – A série animada
  4. Smallville – Série de TV
  5. Superman – O Retorno
  6. O Homem de Aço

Superman Homem de Aco Kellogs

O Homem de Aço (2013) – Filme de Zack Snyder

Zack Snyder, o diretor de 300, Watchmen e Madrugada dos Mortos, está trabalhando no próximo filme do super-herói, O Homem de Aço (The Man of Steel).

O que vem por ai

E pra finalizar esta história, veja o que está chegando por ai. Não percam