Ser Pai, Ser Filho, Sendo Servo

Ser Pai, Ser Filho, Sendo Servo

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

A vida de um pai não deve ser fácil, preocupações com o filho, quem ele será, como ele será, que caráter ele terá, que tipo de profissional ele será, preocupações em forma de leves pensamentos que com o tempo vão tomando mais forma, mais importância e maior peso na mente de um PAI. A cada ano que passa o peso, este peso vai aumentando.

Existe uma fórmula? Existe uma receita? Tem um jeito certo? Como então criar um filho para que todas as perguntas acima sejam respondidas positivamente?

A bíblia mostra um orientação firme no versículo em Provérbios, instrui o menino NO caminho.

Interessante notarmos algumas coisas:

– Instrui o menino – nos dá a ideia de alguém experiente, ninguém seria instruído, ou seja, aquele que irá aprender, absorver conhecimento em todas as áreas, pessoal, psicológica, social, espiritual, enfim, aquele que precisa absorver e ter esta “instrução”, o menino; só a terá de alguém mais experiente: O PAI E A MÃE.

– No caminho – aqui temos uma expressão que muitos não entendem, INSTRUI O MENINO NO CAMINHO, não é INSTRUI O MENINO O CAMINHO, a diferença é simples, você instruir o caminho é você dar indicações geográficas do local onde você quer que o menino chegue, dizendo onde ele deve virar, quanto tempo deve andar, vire aqui, depois vire ali, etc. Posição geográfica é passada, o menino pode até ir, porém não é isso que Provérbios mostra. Instruir no caminho é pegar o menino pela mão ir dizendo, mostrando, aproveitando até a trajetória que com certeza haverá coisas a aproveitar, assim o PAI CELESTIAL faz conosco, nos instrui NO caminho e não somente O caminho. Deixe Ele o Pai celestial te instruir primeiro no caminho, e depois você conseguirá instruir filhos NO CAMINHO. Somente dos céus vem a verdadeira sabedoria o resto é intelectualidade, e isso se aprende na vida, pelas faculdades, são conhecimentos necessários sim mas não se comparam a verdadeira sabedoria que vem dos céus, que vem de Deus, que vem nos momentos e que Ele está no instruindo, segurando firme em nossas mãos dizendo, é por aqui filho, aqui é melhor.

– até quando envelhecer não se desviar dele – aqui nós vemos as instruções passadas de geração em geração, aprendizagem, conhecimento, sabedoria, caminho certo, e vemos segurança para o futuro, o FILHO não vai esquecer os ensinamentos passados pelo PAI, vai continuar no caminho, assim, as respostas das perguntas acima que já foram feitas, terão respostas e como PAI poderemos dormir tranquilo, pois estamos como FILHOS e SERVOS seguindo as instruções do PAI celestial e passando para nossa próxima geração porque amamos ou amaremos nossa próxima geração com amor tremendo, difícil de definir, impossível de quantificar, menos ainda de comparar, mas uma só coisa poderá ser dita, maior amor só Deus tem por nós, a nada mais no mundo se compara um amor de um PAI por um FILHO, ou de uma MÃE por um filho. Por isso é necessário estarem ambos juntos NO CAMINHO pois assim conseguirão instruir o menino pois terão conhecimento deste caminho, terão experiência neste caminho. Seguindo sempre como SERVOS a voz do PAI celestial e obedecendo-o em tudo assim os filhos, a próxima geração será muito bem cuidada, pois receberão instrução que vem antes de tudo do PAI CELESTIAL.