Fruto do Espírito – MANSIDÃO – Parte VIII

Fruto do Espírito – MANSIDÃO – Parte VIII

Gálatas 5.23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

A palavra grega prautes, traduzida por “mansidão”, significa dócil submissão. E poder sob controle. A palavra era usada para um animal que foi domesticado e criado sob controle.

A palavra mansidão (humildade, na Bíblia na Linguagem de Hoje) vem de uma palavra grega que significa “brando; ser suave no trato com outros”. Jesus disse: “Felizes os humildes, porque receberão o que Deus tem prometido” (Mat. 5:5). Em nenhum lugar da Escritura esta palavra implica em desânimo ou timidez. Nos templos bíblicos mansidão ou humildade significava muito mais do que na nossa língua hoje em dia. Continha a ideia de ser domesticado, como um cavalo selvagem que foi controlado.

Antes de Ser chamado pelo Espírito Santo, Pedro era rude e explosivo. Depois toda a sua energia passou a ser usada para a glória de Deus. Moisés foi chamado de o mais manso dos homens, mas antes de Deus o chamar ele era altivo e independente, e levou quarenta anos no deserto até se submeter completamente ao controle de Deus. Um rio sob controle pode ser usado para gerar energia elétrica. Fogo sob controle pode servir para cozinhar alimentos. Mansidão é poder, força, temperamento e violência sob controle.

Mansidão abriga uma força silenciosa que confunde os que a consideram fraqueza. Esta foi a reação de Jesus depois de preso – durante as acusações, as torturas e a crucificação Ele suportou as dores físicas e emocionais que Seus algozes espectadores escarnecedores o faziam sofrer sem misericórdia. “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha, muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca” (Isa. 53:7).

EXEMPLO DOS ICEBERGS

Não devemos reagir defensivamente quando nossos sentidos são perturbados, como Pedro fez quando cortou a orelha do soldado que foi junto para prender Jesus no jardim; ele só recebeu uma repreensão do Senhor (Mat. 26:51, 52).

Quando Jesus Cristo governa a nossa vida a mansidão pode se tornar uma das nossas virtudes. A humildade pode ser o sinal mais visível da grandeza que há em nós. Talvez você e eu nunca seremos respeitados como voz de autoridade; talvez nunca recebamos os aplausos do mundo; pode ser que nunca governemos ou tenhamos em mãos o bastão do poder. Mas um dia os mansos hão de herdar a Terra (Mat. 5:5), porque ninguém pode nos tirar a parte que nos cabe de direito da herança divina e cheia de alegria que Deus preparou para nós.

Extraído (Pr. Daniel Dutra) e Adaptado (Pr. Max Jefferson)

Sabemos que é difícil ser manso como vimos acima, mas é possível, quando formos afrontados mantermos não só a calma, ter mansidão a meu ver não é exatamente não ficar nervoso, é mais profundo que isso, e expressar através deste fruto do Espírito, a presença de Cristo em nós, é mostrar até mesmo sem palavras e com mansidão que somos dEle, pertencemos a Ele e Ele é o amado de nossas almas. Ser manso é ser como um bebê que não precisa de preocupar com nada, pois Ele cuida dos seus até mesmo quando dormem, assim nos garante sua própria palavra.

Deus abençoe

Pr. Max Jefferson

  • buy peasant style blouses

    I’m not sure where you are getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for magnificent info I was looking for this info for my mission.

  • buy peasant style blouses

    I’m not sure where you are getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for magnificent info I was looking for this info for my mission.

  • Pingback: Google()