Exalando o bom perfume de Cristo e fazendo a diferença

Exalando o bom perfume de Cristo e fazendo a diferença

Perfume de Cristo
TEXTO BASE: E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar o cheiro do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente cheiro de morte para morte, mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? Porque nós não somos como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus. II CORINTIOS 2:14-17.

Creio que cada um de nós convivemos com pessoas que fazem a diferença. E ouvimos testemunhos de pessoas que por exemplo quando chegaram para trabalhar numa determinada empresa, a mesma estava de uma forma onde o ambiente de trabalho não era tranqüilo e agradável ou que a situação financeira não estava muito boa, mas que através do testemunho, do trabalho e esforço desse cristão, grandes conquistas foram adquiridas na empresa.

Assistindo a um programa na TV há um tempo atrás um determinado pastor explicava algo importante acerca da Lei da Diferença, ou seja, o que nos diferencia dos outros, o “algo a mais” que nos faz destacar-nos de outras pessoas. Esse pastor citou como exemplo o grande astro de basquete na liga americana chamado Michael Jordan. Esse esportista não era um bom nadador, ou boxeador, ou jogava vôlei bem, mas ele havia encontrado algo que o destacava dos demais: era um excelente jogador de basquete, irreverente e muito dedicado a isso. Empenhou-se em ser o melhor naquilo que fazia e trabalhou em prol de fazer a diferença nesse ramo, pois a competição é grande, e o atleta precisa se destacar de alguma forma. E o que dizer de Tiger Woods, um dos maiores jogadores de golf da história, que mesmo sendo jovem, decidiu ser o melhor naquilo que desempenhava. E muitos outros esportistas, até mesmo empresários, profissionais liberais, artistas em geral, sempre procuram se destacar de alguma forma.

Diante disso, citamos aqui 05 pontos importantes que podemos observar em pessoas que procurar SER DIFERENTES E FAZER A DIFERENÇA NO MEIO EM QUE SE ENCONTRAM:

1) UM PESSOA QUE FAZ A DIFERENÇA PROCURA VIVER A PALAVRA DO SENHOR:

EXEMPLO 1 – DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS:

Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus. Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei. Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque, a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego. Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu, ao chefe dos eunucos, que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos… Ora, a estes quatro jovens Deus deu conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos… Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino – Daniel 1:3-9 e 17 e 20.

EXEMPLO 2 – JOSÉ:

José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o Senhor que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em sua mãos; logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às suas mãos tudo o que tinha. E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor a José; a benção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo. Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência – Gênesis 39:16.
Por mais que estivessem convivendo no meio de pessoas incrédulas e que não tinham compromisso com Deus, esses jovens não esqueceram em nenhum momento da palavra do Senhor e procuraram vivê-la, tendo uma vida de santidade e busca ao Senhor constante.

2) UMA PESSOA QUE FAZ A DIFERENÇA PROCURA SEMPRE TESTEMUNHAR DE CRISTO POR ONDE PASSAR E INDEPENDENTE DO MOMENTO QUE ESTIVER VIVENDO:

Tanto José como Daniel, Hananias, Misael e Azarias procuraram se destacar diante de Deus e dos homens de alguma forma e se empenharam em servir ao Senhor dando-lhe o melhor, fazendo a diferença ao seu redor, e por onde passavam exalavam algo diferente, exalavam o bom perfume de Cristo!
Daniel 3:17-18: Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos ó rei, se não, fica sabendo, ó rei que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.

No capítulo 39:21-23, vemos que pelo testemunho que José tinha diante do carcereiro, o mesmo lhe confiou todos os presos do cárcere. E não parou por aí: No capítulo 40:1-23, José interpretou os sonhos do copeiro chefe e do padeiro chefe, e conforme José falou, aquilo se cumpriu na vida desses dois homens que encontravam-se encarcerados. E após o copeiro chefe ser restituído ao seu cargo, o mesmo esqueceu-se de José.
Quem é alérgico sabe MUITO BEM o mal estar que a pessoa sente ao apenas sentir o cheiro de vários perfumes misturados por exemplo; determinadas fragrâncias ao invés de exalar um bom perfume e fazerem bem, simplesmente atacam a alergia de quem tem essa sensibilidade a perfumes. Assim também é em nossa vida espiritual: O bom perfume de Cristo exalado por nossas vidas deve trazer cura, deve trazer algo novo e maravilhoso as pessoas ao nosso redor. As pessoas precisam se sentir felizes ao estarem ao nosso redor e não incomodadas com nossa presença devido a atitudes que não agradam a Deus… As pessoas precisam sentir-se bem ao nosso lado, por exalarmos um cheiro tão maravilhoso que é o da Rosa de Sarom, o do Lírio dos Vales.
Por isso devemos estar atentos, para que tipo de perfume temos exalado ao nosso redor. Que apesar das lutas e problemas que passamos no dia a dia, devemos sempre nos lembrar que o Senhor nos faz triunfar, nos faz mais que vencedores, nos faz ir além, nos faz exalarmos o bom perfume de Cristo em todo o tempo.
Devemos gerar vida ao nosso redor através da Palavra de Cristo ministrada através de nossas vidas, e que o nosso testemunho deve ser um instrumento para que almas rendam-se aos pés do Senhor.

3) UMA PESSOA QUE FAZ A DIFERENÇA NÃO FICA SE CONCENTRANDO EM SUAS FRAQUEZAS E DEBILIDADES, MAS DEPENDE DE DEUS SEMPRE:

José, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, não se concentraram em suas fraquezas, pois sabiam que eram falhos em alguns pontos, mas procuraram se fortalecer naquilo em que se destacavam. Já pensou se os mesmos fossem medrosos, se achassem fracos, que não falavam direito e com eloquência? Com certeza, não teriam conquistado posições de excelência em suas vidas.

E quantas pessoas atualmente achassem incapazes, fracassadas, sem forças, que não podem avançar ou conquistar algo melhor, pessoas que perdidas em seus complexos de inferioridade achando que não tem capacidade de fazer algo melhor para Deus, para as pessoas e em outras áreas de suas vidas… Pessoas que focalizam os seus defeitos, suas falhas, suas fraquezas e esquecem-se do mais importante que habita dentro delas e que faz toda a diferença: O Senhor Jesus! E Deus é especialista em tornar aqueles que não acham que são, que acham que não podem, em verdadeiros BOCAS DE DEUS na terra! Aleluia! Vejamos o que aconteceu com Jeremias:

Jeremias a princípio concentrou-se na sua debilidade, na sua fraqueza, na sua dificuldade, mas ao contrário disso, Deus o havia separado e colocado na sua boca as palavras Dele, pois Ele é quem falaria através da vida de Jeremias. Deus queria usar Jeremias poderosamente e naquilo em o Jeremias achava-se falho, Deus o fez um grande profeta ás nações nas mãos Dele!

Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras – Jeremias 1:5-9.

Deus olha para as nossas vidas e vê aquilo que realmente somos e o que temos de melhor para que Ele potencialize em suas mãos… Deus não vê como o Diabo que quer matar, roubar e destruir, e nos mostrar defeitos e erros…. Deus nos vê como pessoas que podem fazer uma grande diferença e quer que usemos esse dom, esse talento, que Ele nos deu para nos diferenciar dos outros nesse mundo, de forma que as pessoas percebam e queiram também viver uma vida diferente como nós vivemos!

4) UMA PESSOA QUE FAZ A DIFERENÇA PROCURA TIRAR TEMPO PARA BUSCAR AO SENHOR, ORAR SEMPRE, LER A PALAVRA E SE CONSAGRAR AO SENHOR:

Daniel 6:10: Daniel 03 vezes ao dia se punha de joelhos e orava e dava graças diante do seu Deus como costumava fazer.

A oração faz com que tenhamos mais intimidade com Deus e Ele revele coisas ocultas e maravilhosas que nem imaginamos. É o nosso alimento espiritual onde somos fortalecidos por Deus e ouvimos a Sua voz. Uma vida sem oração faz com que estejamos enfraquecidos e sujeitos a cairmos nas astutas ciladas do inimigo. Já pensou se Jesus não estivesse se consagrado em buscado ao Pai antes de ser tentado pelo diabo (Mateus 4: 1-11)? Com certeza poderia ter cedido a algum dos “encantos” do inimigo.

5) UMA PESSOA QUE FAZ A DIFERENÇA PROCURA SER UM CANAL DE BENÇÃOS AO SEU REDOR, BUSCANDO A UNIDADE DA IGREJA, VIVENDO EM AMOR E SE EMPENHANDO EM GANHAR ALMAS PARA CRISTO:

Quando lemos ISAÍAS 41, sempre nos coração fica alegre e fortalecido ao saber que temos um Deus que se preocupa conosco e que não nos desampara. Em todo o capítulo vemos palavra de conforto, consolo, fortalecimento, ânimo, amor incondicional do Senhor para conosco, os inimigos sendo envergonhados e confundidos, a peleja sendo conquistada em Nome do Senhor, enfim muitas palavras de bênçãos sobre bênçãos para as nossas vidas. Mas um versículo que me chamou a atenção mesmo, foi esse: UM AO OUTRO AJUDOU! É muito bom vermos todas essas bênçãos e vitórias que Deus tem para as nossas vidas, mas a benção não é somente para NÓS… Devemos compartilhar com os outros aquilo que temos recebido do Senhor. Nos preocupar com as pessoas ao nosso redor, com nossa família, amigos, irmãos em Cristo, novos convertidos, desviados, pessoas que estão enfrentando os mais diversos problemas que você possa imaginar e que precisam de uma palavra como:

SÊ FORTE, SÊ CORAJOSO, JESUS TE AMA, ELE CUIDA DE VOCÊ!
VOCÊ TEM FEITO A DIFERENÇA? SE NÃO, DESEJA REALMENTE EXALAR ESSE BOM PERFUME DE CRISTO E SER CANAL DE BENÇÃOS NAS MÃOS DO SENHOR?

Que a partir de HOJE você decida-se por ser uma pessoa direcionada por Deus e que exale o bom perfume de Cristo por onde quer você for e onde quer que você estiver nessa terra!

Por Luana Canedo