Dia 26 – Meu filho, meu amigo

Dia 26 – Meu filho, meu amigo

Campanha Jejum 40 Dias - Banner MELHOR

A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou (Lucas 15.20).

Esse versículo está dentro da parábola do Filho Pródigo, que mostra o amor de Deus para os seus filhos. Precisamos, como imitadores de Deus, ter esse tipo de amor no relacionamento com os nossos filhos. Imaginem que o filho estava cheio de sujeira, mas mesmo assim o Pai o abraçou e beijou. Quantas vezes nossos filhos pecam, e voltam para casa cheios de sujeira e devemos recebê-los com amor e ajudá-los a mudar de vida. Isto é ser amigo dos filhos. Para isto, devemos ter duas atitudes:

1. Abertura para falar.

Quantos pais criam um ambiente onde os filhos não têm liberdade de abrir o coração e conversar a respeito de determinados assuntos. Precisamos criar condições para que os nossos filhos falem conosco sobre sexo, tentações, drogas, temores, relacionamentos, vocação, futuro etc. Essa abertura poderá livrá-los de situações complicadas. Neste mundo onde há tanta libertinagem e inversão de valores, precisamos falar abertamente com os nossos filhos acerca desses assuntos e ajudá-los a viver o que diz a Palavra. Com certeza essa educação livrará os nossos filhos da desgraça.

Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe (Provérbios 1.8) Meu filho, não esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação (Provérbios 3.1-4) 

Quantos jovens se enveredam pelo caminho das drogas, sexo, más companhias e, no final, arruínam toda a sua vida com doenças, gravidez não desejada, culpa etc.

1. Invista tempo com o seu filho.

Muitos filhos têm os pais ausentes. Alguns os abandonam diante de um aparelho de televisão, outros chegam tarde em casa, e nunca têm tempo para os seus filhos. Com certeza, as consequências desastrosas virão.

Eu estive numa reunião de pastores, onde um deles, bem renomado na sua denominação, compartilhou com lágrimas nos olhos e exortou todos os demais a investirem tempo com os seus filhos

Ele disse que quando seu filho era pequeno, diversas vezes vinha bater na porta do seu escritório chamando: “Papai, vamos brincar”, e ele sempre respondia: eu não tenho tempo”. Isto aconteceu por muitas vezes.

O tempo passou e a criança tornou-se adolescente, depois, ficou jovem e enveredou pelo caminho das drogas. Quando esse pastor soube, começou a correr atrás do filho no propósito de ajudá-lo, e afirmou que então, ele batia na porta do quarto do filho, dizendo: “Filho, vamos conversar?” E a resposta obtida era: “Eu não tenho tempo”.

Aquele pastor foi usado por Deus para que os outros, inclusive eu,fizéssemos uma revisão em nossas agendas e investíssemos mais tempo com os filhos

2. Atitude de Amor.

O pai do Filho pródigo o recebeu com amor, e demonstrou esse amor com atitudes práticas. Deu-lhe uma nova roupa, calçado, colocou um anel no seu dedo e fez uma grande festa porque o filho voltou para casa. Esse é o amor de Deus que nos recebe e nos transforma. Devemos também amar e receber os nossos filhos. Quantos pais, com o passar do tempo, ficam decepcionados com algumas atitudes dos filhos e não os perdoam, criando um ambiente pesado em suas casas, e abandonando os filhos às influências do mundo e das más companhias. Como pais, devemos amar os filhos e ajudá-los no seu desenvolvimento.

Tome a decisão de investir tempo de qualidade com os seus filhos e dê a eles abertura para falar de qualquer assunto. Se você não ensinar o correto, o mundo ensinará o errado.

Ore por você:

  1. Para que os seus filhos venham em primeiro lugar do que os seus amigos.
  2. Para que você ganhe a confiança e o respeito de seus filhos.
  3. Para que Deus o capacite a ser um pai amigo e companheiro.

Ore pelos outros:

  1. Ore pelo pastor Nturima Fabian, do Quênia.
  2. Sua igreja foi incendiada. Ele e seus filhos estão trabalhando arduamente para reconstruir a igreja.
  3. Peça a Deus que esse seja um tempo precioso para un ainda mais.

Versículo para memorizar:

“Como o Pai me amou, assim eu os amei, permaneçam no meu amor” João 15.9).