Dia 25 – Criando filhos com caráter

Dia 25 – Criando filhos com caráter

Campanha Jejum 40 Dias - Banner MELHOR

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados (Efésios 5.1)

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8.29)

O Padrão de Deus para os seus filhos é bem elevado. Deus quer que sejamos seus imitadores e vivamos conforme a imagem de seu Filho Jesus Cristo. propósito de Deus é que sejamos como Jesus Cristo, que tenhamos seu caráter e que tenhamos o mesmo tipo de vida que Ele teve.

Nós e nossos filhos devemos viver como Jesus Cristo viveu. Isto implica santidade, caráter, integridade, honestidade, verdade, fidelidade,e tantas outras qualidades do exemplo de Jesus.

Podemos tomar como base na formação do caráter dos nossos filhos a seguinte afirmação do apóstolo Paulo: Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês (Filipenses 4.9). Notem os quatro verbos utilizados:

1. Aprenderam.

Refere-se à instrução nas verdades bíblicas. Paulo aprendeu direto de Cristo as verdades que apresenta em suas cartas às igrejas. Ele foi fiel no seu ensino aos discípulos e estava consciente da verdade em Cristo.

Da mesma forma, os pais devem ter consciência das verdades bíblicas e re passá-las aos seus filhos. Ninguém melhor que os pais para instruírem os filhos no caminho de Cristo.

2. Receberam

Tem a ver com o exemplo de vida. O apóstolo Paulo vivia o que ensinava, e era um modelo para os cristãos. Tanto que ele teve a ousadia de dizer: Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo (1 Corintios 11.1). Notem que a chave é imitar a Cristo. Os pais devem faz o mesmo. Imitar a Cristo, os filhos aprenderão pelo seu exemplo. A tendência do filho é imitar os seus pais, e se estes imitam a Cristo, os filhos terão uma excelente academia de vida

3. Ouviram

Tem a mesma conotação das instruções. Paulo era um excelente professor e comunicador da Palavra de Deus. A audição é um excelente dom e instrumento de Deus para que a verdade penetre no coração da criança. A Bíblia afirma que: Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida me diante a palavra de Cristo (Romanos 10.17). Que nossos filhos ouçam a Palavra

4. Viram.

Paulo era um modelo de vida, de consagração, compromisso, fidelidade, santidade, fé e muitas outras qualidades. Nós, pais, devemos ser o mesmo modelo. Sei que você deve estar pensando, “mas ele foi especial, e tinha um chamado especial”. Podemos ser como Paulo, se entendermos que o mesmo Espírito Santo que operou nele habita em nós. Basta darmos lugar para que Ele trabalhe em nós e através de nós, para bênção dos nossos filhos.

Nós, como pais, seremos modelo de vida para os nossos filhos. Eles também imitarão a Cristo e viverão os princípios da Palavra. Desta forma, estaremos transformando a nossa sociedade.

Sem dúvida, precisamos de pessoas que vivam como sal da terra e luz do mundo, funcionando como agentes transformadores da cultura, como afirmou o apóstolo Paulo: Para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo (Filipenses 2.15). Por isso devemos ter uma vida santa e ajudarmos os nossos filhos a viver em santidade.

Observem que os textos na abertura desta meditação falam que devemos imitar a Deus e a Cristo. Transportando esse conceito para as nossas famílias, entendemos que os nossos lares devem ser a base de treinamento, disciplina e orientação dos filhos. Não há ambiente mais favorável para desenvolver caráter em nossos filhos do que o lar. Para isto os pais devem ser exemplo, e conhecerem a Palavra de Deus para ensiná-la aos filhos.

Ore por você:

  1. Para que o caráter de Cristo seja impresso em seu caráter.
  2. Para que você seja o exemplo para os seus filhos no trato, no amor e na bondade.
  3. Que os seus filhos tenham orgulho de você como pai, e sigam o seu exemplo em amor e submissão.

Ore pelos outros:

  1. David de Vinatea, cristão peruano, que pode ser um exemplo de caráter para os seus filhos. Ele foi perseguido e esteve preso por oito anos.
  2. Como coronel do exército, ele não se corrompeu com o tráfico de drogas e dinheiro de suborno. Tanto ele como a esposa ensinaram os filhos por intermédio do exemplo cristão.
  3. Peça ao Senhor que fortaleça os chefes de família, fim de criarem os seus filhos como a Palavra ensina.

Versículo para memorizar:

“A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29.15)