Dia 23 – A educação dos filhos

Dia 23 – A educação dos filhos

Campanha Jejum 40 Dias - Banner MELHOR

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões (Deuteronômio 6.6-9)

Os pais são instrumentos de Deus para preservar princípios, valores morais e éticos, principalmente os valores espirituais que mantêm o Reino aqui na terra. Por isso eles têm a grande responsabilidade de educar os seus filhos. Essa educação deve abranger diversas áreas, das quais separei apenas três:

1. Educação Bíblica.

A Palavra de Deus é a verdade, e nossos filhos devem ser orientados de acordo com os seus princípios. O texto citado diz que Deus nos ordenou essas palavras e que devemos ensiná-las com persistência aos nossos filhos. São os valores de Deus, que mantêm a sociedade em harmonia. Porém, vivemos dias em que esses valores têm sido atacados por movimentos que querem controlar a sociedade com suas ideologias que, na maioria das vezes, são contrárias aos ensinos da Palavra. Por isso é que Deus manda aproveitar o tempo, e falar da Palavra aos filhos, sentado em casa, andando pelo caminho, e principalmente, colocá-la como base da nossa vida. Devemos ensinar aos nossos filhos os valores da Palavra para formar cidadãos que farão a diferença na sociedade.

Muitos pais entregam essa responsabilidade ao pastor, à igreja e à escola bíblica. Claro que a igreja tem uma parcela importante na educação cristã dos filhos, mas a responsabilidade e a parcela mais funcional pertencem aos pais vivendo e ensinando a Palavra de Deus aos seus filhos.

2. Educação Social.

Devemos preparar nossos filhos para viver em sociedade, ensinando princípios básicos de respeito às autoridades, de honestidade, caráter, integridade, verdade, amor etc. Em uma comunidade egoísta, onde os valores estão distorcidos, precisamos desenvolver uma geração que faça diferença e que comece a transformar a sociedade. Nossos filhos terão um papel fundamental no processo de mudar a futura geração.

3. Educação Profissional.

Como pais, temos a responsabilidade de educar profissionalmente os nossos filhos. Algumas pessoas não dão importância à formação profissional de seus filhos e os deixam sem escolaridade. As crianças precisam frequentar as escolas, serem acompanhadas e influenciadas positivamente pelos pais. Um exemplo bem interessante é o do pai da ex-Secretária de Estado dos Estados Unidos da América, Condoleezza Rice, no governo do presidente George W. Bush. Seu pai desde a sua infância sempre a influenciava, dizendo que um dia ela seria uma grande líder na sociedade norte-americana. Isso numa época em que havia um negativismo entre os norte-americanos de descendência afro-americana, achando que nunca poderiam alcançar posições de destaque. Mas esse pai, sempre acreditou que era possível, trabalhou, educou e influenciou sua filha e ela chegou a uma posição elevada.

Podemos e devemos fazer de nossos filhos pessoas que transformarão a nossa sociedade. Ainda resta uma esperança para a nossa nação, e podemos ter uma grande influência nessa mudança.

Ore por você:

  1. Para que Deus lhe dê sabedoria para educar os seus filhos.
  2. Para que o Espírito Santo o capacite a educar por meio do seu bom testemunho.
  3. Para que a Palavra de Deus esteja em seu coração, em sua mente, em seus lábios e em suas atitudes ao ensinar e corrigir os filhos.

Ore pelos outros:

  1. Ore por Jemal, ex-muçulmano, que mora na Etiópia.
  2. Ele foi criado por pais adotivos que o renegaram por ter se convertido.
  3. Peça ao Senhor que cure Jemal em suas emoções e que ele possa perdoar aos seus opressores.

Versículo para memorizar:

“E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te” (Deuteronômio 11.19).