Dia 21 – Paternidade

Dia 21 – Paternidade

Campanha Jejum 40 Dias - Banner MELHOR

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece porque não o conheceu (1Joao 3.1)

Deus nos autoriza chama-lo de Pai. Que grande benção sermos filhos de Deus. Que segurança e tranquilidade sabermos que Ele no sama, dirige, cuida e sempre tem o melhor para nós.

Nos entendemos melhor a Deus como Pai no momento em que nos tornamos pais. Que tremendo privilégio o fato de ser de uma criança. Ao mesmo tempo, que grande responsabilidade!

1. É um privilégio.

Deus em graça e amor concede aos seus filhos o privilégio de serem pais. O livro de Salmos diz: Os filhos são herança do Senhor uma recompensa que dá (Salmo 127.3). Quando um pai vê pela primeira vez o seu filho e o toma nos bracos, sente uma emoção indescritível. É porque está vendo uma pequena criatura que tem o seu sangue e é fruto do seu casamento. Por isso a Bíblia chama os filhos de heranca e recompensa. São uma herança no sentido de que, por intermédio deles estamos mantendo a nossa vida neste mundo; assim como somos herança dos nossos pais, nossos filhos, como nossa herança, preservam a continuidade da nossa família na terra. São uma recompensa, porque apesar de não merecermos nada, Deus nos presenteia com o dom da paternidade.

2. É uma responsabilidade.

Esse pequenino ser em nossos bracos terá um futuro que está intimamente ligado com aquilo que aprender de nós. Há uma corrente da psicologia que diz que nos primeiros seis anos a criança absorve todas as informações que formarão sua personalidade e caráter. Portanto, o futuro de nossos filhos será o resultado do tipo de educação e exemplo que formos para eles. Nós, pais,sempre estaremos discipulando os nossos filhos. Ou para o bem ou para o mal. A tendencia da criança é reproduzir aquilo que aprende dos seus pais. Assim sendo, se tivermos uma vida de santidade, caráter, integridade, ética, honestidade, fidelidade, e tantas outras qualidades, naturalmente estaremos influenciando e ajudando nossos filhos a terem as mesmas qualidades.

Para que isto aconteça, é muito importante investir tempo de qualidade com seus filhos, principalmente ensinando-lhes a Palavra de Deus. Há pais que entregam a educação de seus filhos a uma babá, a um professor na escola secular, ou aos professores da escola bíblica na igreja. Nunca jogue fora o grande privilégio que Deus lhe concede de formar uma criança com caráter e integridade, para que ela transforme as futuras gerações.

Nesta semana estudaremos a respeito da educação de filhos e oramos para que Deus nos ajude a criá-los de acordo com a vontade Dele descrita em sua Palavra.

Ore por você:

  1. Para que seja um pai responsável diante de Deus.
  2. Para que você seja um exemplo para os seus filhos.
  3. Para que, por meio da sua atitude de pai, seus filhos se cheguem a Deus com confiança.

Ore pelos outros:

  1. Clame por Hassun, um jovem líbio que professou sua fé em Jesus.
  2. Ele tem sido duramente perseguido pela família e espancado por seu pai.
  3. Peça a Deus que o proteja e que a família de Deus o envolva com amor.

Versículo para memorizar

“Como o Pai me amou, assim eu os amei permaneçam no meu amor (João 15:9)