Dia 19 – Cuidado para não querer ficar rico

Dia 19 – Cuidado para não querer ficar rico

Campanha Jejum 40 Dias - Banner MELHOR

Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:6-10

A Palavra de Deus é viva e eficaz, e nos ajuda a olharmos as intenções do nosso coração. No texto citado, ela nos apresenta algumas verdades em relação a finanças, que aplicadas em nossas vidas nos livrarão de derrocadas:

1. Nada trouxemos para o mundo e nada poderemos levar.

Jó, o homem conhecido como paciente, em meio à sua tribulação, quando perdeu sua família, bens materiais e saúde afirmou: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o mome do SENHOR! Jó 1.21; RA).

Essa realidade é inevitável. Podemos acumular o maior número de bens materiais neste mundo, mas em nossa morte não levaremos nada. A única coisa que poderemos levar deste mundo é a recompensa pela nossa fidelidade e serviço a Deus.

2. Devemos estar contentes com o que temos.

Como já vimos, Deus promete comida e vestimenta para os seus filhos.Devemos, então, estar contentes com a provisão de Deus.

3. Querer acumular bens pode provocar ruína e destruição.

Nos versículos 9 e 10 o texto citado diz: Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.

O mundo nos engana dizendo que a verdadeira felicidade e realização esta no fato de ter muitos bens materiais. Mas a Palavra,que é a verdade, afirma que isto é tentação, armadilha, desejo descontrolado e nocivo. A Historia mostra s realidade. Quantos nessa busca de riquezas, acabam arrasados, perdem coisas mais importantes, como paz, tranquilidade, saúde, família, e própria liberdade.

Nestes dias que estou escrevendo estas paginas, a nação brasileira esta impressionada porque diversos diretores de grandes empresas, cheios de fortunas tanto aqui como no exterior, estão presos, e para ganhar liberdade estão decididos a devolver suas fortunas. Agora, aqueles que se colocavam como felizes por causa de suas riquezas estão sofrendo distante das famílias, e na humilhação de um processo judicial publico, aparecendo diariamente nos noticiários como réus e ladrões. Que descrição mais nítida do que o versículo afirma, e que tristeza para o nosso país!

Interessante que a Bíblia ensina que não é o dinheiro a raiz de todos os males, mas sim, o amor ao dinheiro. Todos precisamos de dinheiro para sobreviver no sistema econômico deste mundo, e não ha nada errado em possuir dinheiro e bens materiais. O problema é quando o dinheiro começa assenhorear-se de nossa vida. Livre-se disso enquanto é tempo e fique contente com o que Deus tem lhe dado

Ore por você:

  1. Para que a Palavra de Deus prevaleça em seu coração.
  2. Para que a ganancia não aprisione você e o impeça de servir a Deus.
  3. Para que o Espirito Santo reformule os seus valores e prioridades.

Ore por você:

  1. Para que o seu coração seja sempre agradecido ao Senhor pelo bem que Ele concede.
  2. Para que em momentos de privação você seja grato e permaneça crendo na provisão e cuidado de Deus.
  3. Para que a alegria da presença de Deus em sua vida seja a força que move você a prosseguir.

Ore pelos outros:

  1. Suplique a Deus por um jovem casal cristão, muito pobre e com filhos pequenos, que mora na Península Arábica.
  2. Peça ao Senhor que abra uma porta de trabalho para o pai, que supra as necessidades da família.
  3. Ore também para que as dificuldades os levem a crescer na fé.

Versículo para memorizar:

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.12-13).