Dia 17 – Não se preocupem com as finanças

Dia 17 – Não se preocupem com as finanças

Campanha Jejum 40 Dias - Banner MELHOR

Todos somos conscientes que não há como viver sem finanças. É natural que marido e mulher se preocupem com a família no sentido de alimentação e comida. Jesus, consciente das pressões, escreveu as seguintes palavras:

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:25-34

1. Não se preocupem.

A tradução revista e atualizada diz: “Não fiquem ansiosos por coisa alguma.

Já vimos que o marido é o responsável pela provisão do lar e a esposa logicamente sente a mesma responsabilidade. Mas o que o Jesus quer deixar claro para cada família é que o verdadeiro responsável é Deus.

A ansiedade ou preocupação pode ser um instrumento do diabo para minar a nossa fé e confiança em Deus e também trazer situações que podem enfraquecer a unidade na família. Daí a importância de conhecer os princípios da Palavra quanto ao cuidado de Deus.

2. Deus proverá.

Um dos nomes de Deus na Bíblia é “Jehová Jireh”, que significa “nosso Deus é provedor”.

Jesus usa duas ilustrações: A primeira é a dos pássaros, que não plantam nada, não têm conta bancária, nem salário ou aposentadoria, mas diariamente têm o alimento necessário. E o Senhor afirma que nós temos muito mais valor do que os pássaros.

A segunda ilustração é a dos lírios do campo, que não trabalham, também não tem salário, nem fábrica de tecidos, mas têm sua roupa diária. E o Senhor os compara com Salomão, que cheio de riquezas, nunca se vestiu como qualquer deles.

Deus proverá o alimento e a roupa necessários para o nosso viver.

3. Cuidado com a influência dos pagãos.

No texto, Jesus afirma que os pagãos é que correm atrás dessas coisas, ou seja o padrão do mundo é que nos impulsiona a ficar preocupados com alimentação e vestimenta. Devemos tomar muito cuidado com algumas influências da moda. Hoje em dia há diversos programas na televisão sobre comida e vestimenta. Se você abrir bem os olhos verá a grande diferença entre o padrão desses programas e o padrão da verdade bíblica. É melhor ficar com a Palavra do que com o sistema do mundo.

4. Nossa preocupação deve ser o Reino de Deus.

Jesus afirma qual deve ser a ocupação da nossa mente: Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas (Mateus 6.33)

Como peregrinos e estrangeiros neste mundo, não devemos nos preocupar com as coisas materiais. Claro que Deus vai suprir tudo, mas a nossa preocupação deve ser com o avanço do Reino de Deus e a sua justiça. Mais uma vez, encontramos os verdadeiros valores que são os espirituais e não os materiais.

Ore por você:

  1. Para que os valores da Palavra influenciem as suas atitudes.
  2. Para que a ansiedade compulsiva não o leve a gastar naquilo que não é necessário.
  3. Para que você seja bom e fiel mordomo do que Deus tem colocado em suas mãos.

Ore pelos outros:

  1. Ore pelos cristãos da Península Arábica.
  2. Eles aprendem sobre a vida cristã apenas por intermédio de programas de TV via satélite.
  3. Peça a Deus que proporcione a eles um maior conhecimento da Palavra de Deus.

Versículo para memorizar:

“Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber, não se preocupem com isso” (Lucas 12.29)