8 Atitudes Típicas de Pessoas com Depressão – Atitude 1

8 Atitudes Típicas de Pessoas com Depressão – Atitude 1

Olá caro leitor, normalmente não escrevo sobre isso mas vamos postar, sem querer “demonizar” as coisas e sem querer “espiritualizar” tudo a procura de respostas que as vezes estão à nossa frente, leia até o fim e se quiser falar sobre isso envie contato por este site mesmo. Postarei 8 posts com cada uma das atitudes, o fato de você se identificar ou não com essas atitudes não significa que você não possa ajudar quem se enquadra. Fique ligado e saiba que isso pode acontecer com qualquer pessoa. Continue acompanhando nossos posts, serão 8 no total sobre este assunto.

Medo ou desconhecimento?

Nesse artigo conheça 8 sintomas de pessoas que levam a vida com o que chamamos de “depressão mascarada”, doença que elas tentam esconder ou mesmo que nem sabem que têm.

Embora a sociedade atual demonstre, de modo geral, um maior conhecimento sobre a depressão, o que se vê, muitas vezes, é uma compreensão equivocada desta doença e de seus sintomas.

Por tratar-se de uma doença marcada por um estigma, nem sempre conseguimos identificar familiares ou pessoas próximas que estejam lutando contra a depressão. Pior ainda: devido às concepções equivocadas sobre os diferentes modos de manifestação da doença, e o tipo de ajuda a ser buscado, muitos indivíduos que sofrem de depressão não recebem o devido diagnóstico.

O resultado disso é que muitos indivíduos convivem com uma depressão mascarada – ou seja, invisível para as pessoas que os cercam, ou mesmo para eles próprios. Além disso, nos casos em que não recebeu o diagnóstico adequado, o indivíduo tenderá a lidar com seus problemas de modo a esconder a depressão, e terá dificuldades para reconhecer os verdadeiros sintomas da doença.

É preciso deixar de lado a concepção de que o sofrimento é sempre visível. Deste modo, será possível compreender melhor e oferecer ajuda aos que lutam contra as doenças não manifestas. Listamos, a seguir, alguns sinais de uma pessoa que talvez sofra de uma depressão mascarada.

1. Ela talvez “não pareça deprimida”

Influenciados por estereótipos culturais e veiculados pela mídia, muitos têm uma imagem equivocada do comportamento e da aparência do indivíduo com depressão. Na visão do senso comum, esta pessoa raramente sai de seu quarto, veste-se com desleixo, e parece estar sempre triste. Porém, nem todos que sofrem de depressão têm o mesmo comportamento.

Claro que os indivíduos são diferentes, assim como variam os sintomas e a capacidade de cada um de lidar com a doença. Muitos conseguem exibir um “verniz” de boa saúde mental – como mecanismo de autoproteção –, mas o fato de serem capazes de fazê-lo não significa que eles sofram menos. Do mesmo modo, as pessoas incapazes de mostrar tal “verniz” não são mais “fracas” que as demais.

Bom como disse no início, iremos caminhar devagar com este assunto, dúvidas, perguntas enviem contato por este site, se eu puder ajudarei claro, como não é especificamente minha área de atuação, caso necessário encaminharei para um profissional competente, mas o intuito aqui é apenas comentar sobre este que é um assunto onde vários não aceitam certas pessoas em certas igrejas e/ou religiões passarem por isso, acredito, é possível.

Um abraço, e até a ATITUDE 2 (próximo post)